Uruguay crece...y se casa.


Pensei que chegaria a presenciar algo assim como um mini festival de woodstok, afinal as coisas estão mesmo tomando um rumo importantíssimo na América Latina, considerando o nível de conservadorismo e de manipulação de massas em que vivemos.

Claro que no segundo caso, o Uruguay é uma exceção, pois ainda prevalece um grande senso crítico na maior parte da população, talvez isso se deva a que a tv aberta aqui deixa muito a desejar.... São desses casos em que o negativo vira positivo!


Como comentei, nenhuma grande expressão de liberdade, catarse revolucionaria, ou coisa parecida. Jovens, em sua maioria jovens e não tão jovens, como eu, mas filhos e netos de uma ditadura que clausurou o país há 4 décadas, se espalhavam pelo gramado ouvindo alguma banda do momento e fumando maconha enquanto abraçavam os namorad@s do mesmo sexo... ou não.



Gostei dos debates e exposições sobre o cultivo do canhamo e as grandes possibilidades pra abertura do mercado uruguaio na fabricação de têxteis e fármacos. Quem for investir nessa área corre o risco de se dar muito bem. Ensinavam as diferentes espécies de planta e as melhores formas de cultivo. 



Pensando Século XXI reconhece que a proibição da maconha é um canal de lucro muito grande para o mercado negro, dominado por grandes e poderosas instituições, entre elas, a do governo. Legalizar a maconha não é a mesma coisa que legalizar outras drogas mais agressivas, sabemos que como drogas, existem no mercado piores e nem por isso ilícitas. Legalizar a maconha é tirar poder ao narcotraficante e assumir, como poder público, uma responsabilidade que a ele lhe confere.



A questão do matrimonio gay não teve tanta repercussão, mas poder circular livremente expressando o amor que vc sente, é algo fantástico. Posso dizer isso sem medo de errar, já que venho de uma geração que vivenciou casos de grande violência nesse sentido. Presenciamos a dor que amigos queridos sofreram dentro de suas casas, na rua, na escola, colégio... Ainda matam pessoas por sua opção sexual, ainda torturam crianças que não se comportam dentro dos padrões menino-menina... Ainda. 


Gosto de ver crianças nesses eventos. Pais que FINALMENTE já EDUCAM os seus filhos com foco em verdadeiros VALORES.... Crianças que crescem ignorando o preconceito. Vibro com o dia em que preconceito seja só um capitulo do livro de história, para que se saiba que existiu e que foi um erro terrivel cometido por uma sociedade medíocre e mergulhada na ignorância... Tipos... Nossa!!! Isso realmente existiu???!!!


Finalmente, é importante lembrar o quanto podem melhorar as relaçoes humanas se pudermos expressar livremente o que pensamos, somos e queremos para a nossa vida. Isso gera respeito, respeito gera amor... Uma galera tentou nos ensinar isso nos anos 70, muitos foram cruelmente torturados, outros acabaram pecando pelo exagero, já que a falta de compreensão gera verdadeiros dramas na psique humana... 


Comentarios

Entradas más populares de este blog

Uruguay cambia al mundo