QUARTETO

O espetáculo Quarteto, de Heiner Müller, é inspirado na obra Les liaisons dangereuses, traduzido para o português como "As ligações perigosas", de Pierre Choderlos de Laclos. Em cena, dois atores interpretam os quatro personagens principais da trama, num jogo cênico onde as trocas vão desvelando os jogos de sedução e poder.



Quarteto é uma das peças mais montadas de Müller. Ícone do século XX, é considerado o grande dramaturgo da Alemanha, depois de Bertolt Brecht, tendo sido, inclusive, diretor artístico do lendário Berliner Ensemble. Perseguido e censurado na Alemanha Oriental, e depois readmitido pouco antes da queda do muro, Müller tem na discussão sobre as revoluções e as relações do indivíduo com as diversas formas de poder e opressão, alguns dos focos principais de sua dramaturgia. Quarteto teve diversas montagens no país, sendo a primeira delas com direção de Gerald Thomas (que voltaria a dirigi-la), tendo Tônia Carreiro e Sergio Brito no elenco. Recentemente, Bob Wilson fez sua versão da peça com Isabelle Huppert no elenco, e o famoso Piccolo Teatro de Milão estreou uma montagem de Quarteto início desse ano.

O espetáculo comemora os 15 anos de teatro de Gil Vicente Tavares, que formou-se com essa peça em 1999, e o retorno aos palcos do ator Bertrand Duarte.

A apresentação ocorreu no Teatro Vila Velha de Salvador, um dos meus lugares preferidos na cidade e com uma super história, vale conferir!

Comentarios

Entradas más populares de este blog

Uruguay cambia al mundo