O CARNAVAL E AS SUAS CONTRADIÇÕES- 

PARTE I

 

O mistério por trás do nome

 

Apesar do forte secularismo presente no Carnaval, a festa é tradicionalmente ligada ao catolicismo, uma vez que sua celebração antecede a Quaresma. Mas você já se perguntou como uma festa tão vinculada às ambições da carne e do prazer pode se vincular ao cristianismo?

 

Aí é que vive o x da questão. Será mesmo que o carnaval tem origem cristã? Na verdade o nome surgiu com o advento do cristianismo, mas há algo que se oculta por trás da inocência desse vocábulo. 

 

A palavra carnaval vem do latim carnem levare, que significa “abster-se, afastar-se da carne”.

 


Ou seja que a festa não tem nada a ver com a palavra? 


Segundo a Grande Enciclopédia Larousse Cultural: “...no latim medieval carnelevarium, carnilevaria, carnilevamem, véspera de Quarta-Feira de Cinzas, tempo em que se iniciava a abstinência da carne.”

 

Segundo o dicionário Houaiss: “...do latim clássico carnem levare (...) fixa-se no italiano carnevale (séc. XIV) e daí no francês carneval (1552) carnaval (1680), passando às demais línguas europeias ainda no século XVII.”


O primeiro elemento vem do latim caro, carnis (=carne), e o segundo elemento vem do verbo latino levare (=tirar, sustar, afastar). Há quem suponha que a segunda parte do vocábulo pertença ao domínio popular, do latim vale (=adeus); daí carnevale (=adeus à carne).

 

 

Sendo assim o carnaval teria que se chamar quaresma! 

Na verdade, a ideia era afastar as pessoas dessa relação carnal com as festas celebras por seus ancestrais em tais ocasiões.


Segundo a Sã Doutrina de sempre da Igreja Católica, sob o patrocínio de Santo Afonso Maria de Ligório, "expor-se a uma ocasião próxima de pecado mortal, que se poderia evitar, já é pecado mortal de imprudência".

 

Sabe-se que era um período anual de festas profanas, o que hoje corresponde ao período de três dias, que na na cultura cristã sempre acaba na Quarta-Feira de Cinzas, às vésperas da Quaresma.  

 

É importante lembrar que o afastamento da carne é uma exigência da Quaresma, que sim se vincula ao Cristianimo. A Quaresma só veio reforçar a intenção de abstinência.


Assim, o significado está relacionado com o jejum que deveria ser realizado durante a quaresma. Relaciona-se,  também, ao controle dos prazeres mundanos. Isso demonstra uma tentativa da Igreja Católica de enquadrar uma festa pagã.

 

Considerando o nome, já deu pra ficar claro que o carnaval sendo celebrado como vemos hoje, não tem relação nenhuma com a etimologia carnavalesca.

Comentarios

Entradas más populares de este blog

Uruguay cambia al mundo