MAESTRO JULIO CASTRO


Espacio de las Artes
"Maestro Periodista JULIO CASTRO"
A 30 AÑOS DE SU SECUESTRO Y DESAPARICIÓN
1 de AGOSTO de 2007
Intendencia Municipal de Montevideo
Casa de los escritores de Uruguay
Federación Uruguaya del Magisterio
JUNTA DEPARTAMENTAL DE MONTEVIDEO
EL PARLAMENTO DE TU CIUDAD

No dia 15 de maio se comemora o dia do professor rural no Uruguay. E o que temos com isso? Poderia dizer que tudo, se considerarmos que dependemos diretamente, e de maneira vital, de tudo o que se produz no campo. Em segundo lugar, a estrutura de um conjunto pode se ver muito abalada se uma parte de seu conjunto conta com uma fatia menor da torta que compõe o todo.

No entanto, quero aproveitar este dia para falar de algo que me diz respeito ainda mais diretamente.... "El Maestro Julio Castro".

Tio de minha avó materna, irmão da minha bisavó Ela Castro, proveniente de Florida/Uruguay, de uma grande familia que praticamente fundou essa cidade. Eu tinha adoração pela minha avó (permitam que Pensando Século XXI se materialize na forma de minha pessoa) e minha avó, orgulho e admiração pelo seu tio... Razões para isso sobravam.

Em outubro de 2011 foram achados os restos do 'Maestro'no Batalhão 14 de 'Infantería'. Após longas e minuciosas pesquisas, em maio de 2012 foi realizado um velório público apoiado pelos direitos humanos. O 'Maestro' havia desaparecido no ano de 1977, auge da ditadura no Uruguay, e foi considerado desaparecido por 34 anos.

Julio Castro possui total relevancia na estrutura da educação de seu país, contribuiu para formar a Federação Uruguaia do Magistério e militou na Associação da Imprensa Uruguaia. Entre outras coisas, discutiu e analizou a educação rural em um país onde, ainda nos dias de hoje, depende quase que em sua totalidade da economia rural.

Ainda há muito por se descobrir desses anos sombrios. Os responsáveis por esses horrores ainda estão vivos e isso dificulta muito a busca da verdade na consturução de nossa história. Mas a verdade aflora da terrra, ela brota como uma semente, e então podemos entender a grande importancia desses professores que entregam a sua vida ao rude labor da educação no campo... plantando, semeando e nem sempre colhendo os frutos de uma grande construção!!!


Entre la Asociación de la Prensa Uruguaya y el Mercado de la Abundancia de Montevideo, placa recuerda los 30 años de la desaparición del maestro Julio Castro

Informaçõe detalhadas sobre os restos encontrados AQUI E AQUI.


Comentarios

Entradas más populares de este blog

Uruguay cambia al mundo