3ª Bienal da Bahia ICBA

Como uma das instituições parceiras da 3ª Bienal da Bahia, aberta em 29 de maio, o Goethe-Institut/ICBA recebe um dos núcleos expositivos propostos pelo projeto curatorial 

"É Tudo Nordeste?" 


O ICBA abriga dois departamentos do Museu Imaginário do Nordeste (MIN). Nessa estrutura curatorial, a produção cultural e artística brasileira e universal é apresentada por meio de documentos, objetos e uma produção intelectual imaterial, funcionando como um arquivo fictício sobre as relações culturais vivenciadas a partir da experiência baiana e nordestina. 

Departamento da Insistência Afetiva
Seção: Imateriais. 
Nesse núcleo é trabalhada a produção de:

1. César Romero (Brasil, 1950 -) e Harry Laus (Brasil, 1922-1992). São exibidas as documentações de sua relação com o artista César Romero, bem como com o Nordeste e a Bahia (cartas, fotos, publicações, etc.).

3. Arno Schmidt (Alemanha, 1914-1979). É exibida sua produção fotográfica, com cerca de 100 imagens, acompanhas pela leitura (a ser ouvida em um canal de áudio) do texto Goethe e um de seus admiradores, de Schmidt.

4. Documentação sobre o Quilombo Helvécia. Fotos, documentos e áudio sobre a comunidade de Helvécia, no Sul da Bahia, onde teve início a história da imigração alemã no Brasil (sec.19).

5. Gerry Schum (Alemanha, 1938 -1973). Exibe a produção do galerista e videasta alemão Gerry Schum, responsável pela criação da primeira galeria dedicada a projetos em vídeo. 

13/06 – 06/09, 9-18h30 (seg.-sex.); 9-13h (sáb.)
Galeria do Goethe-Institut/ICBA, entre outros
Entrada franca

Comentarios

Entradas más populares de este blog

Uruguay cambia al mundo