São Paulo não dorme nunca

Estação Santa Cecília


Passando por essa estação me deparei com muitas palavras, dois grandes painéis cheios de poesias e citações, como se fosse a linha do tempo da literatura brasileira.... Muito legal!!! Tava ultra mega cansada de bater perna tentando achar uma estação de metrô, aí entrei e quando me dei conta, caminhava em meio a essa bela surpresa. Apesar da correria do povo, dos atropelos, dos vai e dos vem, valeu muito.... Deu tempo pra parar e ler um pouquinho.


Pegando gancho nessa obra do imortal Bandeira, vai uma foto do que é "reciclar lixo" na metrópole "mais desenvolvida" da América Latina.... Estou falando de um dos melhores bairros da capital paulista..... Vá lá.....


Em meio a todo esse entulho há um homem que puxa um carrinho tantas vezes maior do que ele e vai levando o que ele seleciona à mão entre o lixo que ele encontra empilhado nas ruas. Em algumas partes dos bairros nobres podem-se ver cestos de arame fechados com cadeado, para que não ocorram tais.... "INCONVENIENTES".

O que me pergunto, é.... Se não há um plano definido de resíduos sólidos, onde esse lixo "protegido" vai parar???? Essa gente marginalizada que vive da coleta seletiva do lixo, apesar da miserável vida que levam, acabam fazendo um grande favor à toda a sociedade....

Pensando o Século XXI....

Parque Buenos Aires


E logo tem o Higienópolis, que é um bairro nobre localizado na região central da cidade de São Paulo. Está situado em uma das regiões mais altas da cidade, chamada de Espigão da Paulista. Apresenta perfil residencial, caracterizado por uma população de rendas média-alta e alta, sendo também conhecido pela presença de relevantes instituições culturais.



A região na qual se constitui é ocupada desde o século XVI, tendo seu desenvolvimento se dado paralelamente àquele da própria cidade. O bairro se destaca pela presença de grande quantidade de exemplares da arquitetura de tendências diversas. Sempre foi endereço de expressivas famílias tradicionais da aristocracia paulista, de ascendência notadamente portuguesa, passando a abrigar habitantes de variadas origens, migrantes e imigrantes, inclusive judeus de diversas nacionalidades provindos em sua maioria da Europa Central, tendo ainda se tornado um dos bairros preferidos por artistas em geral.

Aí encontrei o Parque Buenos Aires e uma réplica da obra de Lasar Segall.... Pérolas de São Paulo....



São Paulo tem esse poder.... enlouquece e fascina. Em minha língua diria que "es como una de cal y otra de arena"... Há infinitamente mais, mas fica pra próxima. É tarde, e ao contrário de São Paulo, eu sim durmo.... e muito!!!! Boa noite.


Comentarios

Entradas más populares de este blog

Uruguay cambia al mundo