Doces Memórias do Vale do Capão

“Doces Memórias do Vale do Capão” é o tema da exposição do artista plástico Salomão Zalcbergas, na Galeria Mansarda do Palacete das Artes. Na mostra, composta por 20 telas em acrílica, estão retratadas as lembranças, as memórias e as tradições dos antepassados e dos nativos do Vale do Capão, na Chapada Diamantina. A exposição conta também com a exibição de um documentário sobre o desenvolvimento da obra do artista nos últimos anos, com imagens exclusivas de suas intervenções artísticas naquela comunidade.



Zalcbergas é responsável por um pioneiro trabalho de resgate cultural das histórias e das cores do Vale do Capão. Essa relação do artista com a comunidade está retratada nas telas que contam “causos”, lendas, religiosidade e tradições do Vale. Em seus quadros também está registrado o espírito agrícola do Capão, que ainda conta com muitas casas de farinha, paisagens, animais, fogão de lenha e pilão. “Cada obra é única e traduz um fato, um costume, a fé, a lida na roça… Reflete toda essa referência cultural, desde o jeito de andar, de carregar coisas na cabeça e de se relacionar com o sagrado”, afirma o artista.

Luiz Salomão Zalcbergas é formado em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Ufba. Com licenciatura em Desenho, foi docente em Artes em diversas escolas públicas estaduais de Salvador. Nascido em São Paulo, estabeleceu-se na Bahia desde 1960. Realizou diversas exposições em Salvador e no Vale do Capão, região onde seus murais estão expostos permanentemente.

Localizado no município de Palmeiras, a 445 km de Salvador, o Vale do Capão resguarda paisagens deslumbrantes.  O ambiente cenário é basicamente composto por grandes cachoeiras, áreas de Mata Atlântica, morros de até 1.500 metros, dentre outras preciosidades naturais. O lugar vivenciou os ciclos extrativistas do ouro, diamante e café, além da agricultura da cana-de-açúcar e da banana. Parte desse remanescente histórico-cultural está sendo resgatada na composição artística de Zalcbergas.

Comentarios

Entradas más populares de este blog

Uruguay cambia al mundo